
A partir de julho, Betim passa a celebrar o Dia do Rolimã dos Lendários Solidários 80. A data, criada pela Lei 8.022/26, será comemorada anualmente no segundo domingo do mês. A sanção foi publicada na edição 3.313 do "Órgão Oficial" do município na última quinta-feira (8/1).
De acordo com a matéria, a criação da data comemorativa visa reconhecer a importância cultural, social e solidária do evento para a comunidade betinense, "incentivando atividades de valorização, inclusão social e divulgação das tradições locais".
Ainda segundo a nova lei, as comemorações poderão ser realizadas com o apoio da administração municipal, de empresas privadas, entidades culturais e comunitárias.
Roberto Fortunato - também conhecido como Robertinho Som -, um dos fundadores do grupo Lendários Solidários, manifestou entusiasmo com a criação do dia comemorativo. "Já fizemos cinco edições do evento, que nos deu a oportunidade de reunir várias gerações para brincar e praticar a solidariedade", afirma, referindo-se às arrecadações de fraldas geriátricas que são feitas nas corridas, organizadas por Fausto Faria. Já a produção do evento é de responsabilidade de Arthur Fortunato.
"Acredito que com esse reconhecimento o evento terá mais visibilidade, maior participação da população e apoio dos setores público e privado", acrescenta Fortunato.
A Lei 8.022/26 é originária do Projeto de Lei 583/25, de autoria do vereador Claudinho (PSB).