ELEIÇÕES 2024

Quase 2.000 mesários passam por treinamento para as eleições em Betim

Ao todo, 11 turmas passarão pelas capacitações, prevista para acabar na próxima segunda-feira (23 de setembro)

Por Lisley Alvarenga
Publicado em 18 de setembro de 2024 | 13:46
 
 
Mesários estão sendo orientados sobre procedimentos e resolução de problemas com eleitores e urnas eletrônicas

Em Betim, 1.962 dos 3.924 mesários que foram convocados para trabalhar nas eleições deste ano começaram a ser treinados presencialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sobre procedimentos e resolução de problemas com eleitores e urnas eletrônicas. Ao todo, 11 turmas passarão pela capacitação, iniciada na última segunda-feira (16 de setembro), no Auditório do Centro Administrativo Ady Rosa Freitas, e prevista para findar na próxima segunda-feira (23 de setembro).

Segundo o chefe do Foro Eleitoral de Betim, Emerson Luiz Avelar Matos, os treinamentos presenciais estão sendo conduzidos pelos trabalhadores do Cartório Eleitoral. "Metade dos mesários que foram convocados estão sendo treinados presencialmente. A outra metade está sendo treinada pelo Aplicativo Mesários, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)", explicou. 

O trabalho do mesário voluntário vai desde a organização do fluxo de eleitores na seção eleitoral, na formação de fila, até a conferência de documentos e a identificação dos eleitores. Os mesários também preenchem a ata da votação, onde precisam registrar todas as ocorrências do dia da eleição. 

Apoio logístico

Já o treinamento dos 600 colaboradores que vão trabalhar realizando o apoio logístico nas eleições de 2024 em Betim vai acontecer presencialmente, entre os dias 24 e 25 de setembro, também no auditório da Prefeitura de Betim. Entre as atribuições do apoio logístico, estão a de prestar auxílio nos locais de votação e nas atividades relacionadas à organização dos trabalhos eleitorais nos próprios cartórios eleitorais.