CLIMA DE TENSÃO

Jésus Lima é expulso do PT pela Executiva municipal do partido

Para Diretório municipal do partido, ex-prefeito descumpriu Estatuto e Código de Ética; petista afirmou que vai recorrer da decisão em instâncias superirores

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 20 de dezembro de 2024 | 01:28

 
 
Jésus Lima, pré-candidato do PT à corrida pela Prefeitura de Betim Jésus Lima, pré-candidato do PT à corrida pela Prefeitura de Betim Foto: O TEMPO BETIM

A Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu expulsar do partido o ex-prefeito e ex-deputado Jésus Lima, acusado de descumprir o Estatuto e o Código de Ética e Disciplina da sigla. A informação é do próprio Jésus, que explicou que a decisão ocorreu em uma reunião on-line dos filiados, realizada na noite dessa quinta-feira (19). Agora, segundo ele, a deliberação será encaminhada ao Diretório Municipal do PT, que se reunirá virtualmente na segunda-feira (23), às 19h.

“O que fizeram foi uma inquisição. Não tive direito de defesa. Foi algo predeterminado. Eu defendo o PT e estou sendo condenado por defender os princípios do partido. Eles estão sendo antiéticos, desonestos e desrespeitosos com a história do Partido dos Trabalhadores. Estão traindo a ideologia do PT. É como se eu construísse uma casa durante 44 anos e, de repente, fosse despejado da casa que construí. Essa turma perdeu o princípio do partido, que, primeiramente se preocupa com o povo e, depois, com os cargos. Eles, na verdade, colocam os cargos na frente da população”, afirmou Jésus, que declarou que vai aguardar ser comunicado oficialmente da decisão e então recorrer à direção estadual e nacional do PT.

Briga interna

A Executiva municipal da sigla abriu um processo disciplinar contra o petista, que comandou a cidade entre 1997 e 2000, alegando descumprimento das regras do partido. 

O embate entre Jésus Lima e parte de filiados do PT Betim se acirrou nestas eleições municipais, depois de o ex-prefeito ter afirmado publicamente ser contra a decisão da sigla de lançar Vinícius Resende (PV) candidato a prefeito de Betim pela Federação PT/PV/PCdoB – o postulante foi derrotado nas urnas por Heron Guimarães (União Brasil), eleito novo chefe do Executivo em Betim.

De acordo com o documento que pede a expulsão de Jésus, ao qual a reportagem de O Tempo Betim teve acesso, o diretório do PT afirmou que o ex-prefeito se mobilizou contra as decisões de instâncias superiores do partido, atentou contra a dignidade da sigla e desrespeitou o Estatuto do PT.

Segundo Edmar Alves da Rocha, Gislande Maria de Oliveira e Eduardo Lucas de Rezende, todos filiados ao PT em Betim, Jésus não apresentou provas das denúncias feitas e fez acusações levianas contra o partido, contra lideranças municipais e contra dirigentes nacionais do Partido dos Trabalhadores, como a ex-prefeita de Betim Maria do Carmo Lara e a secretária nacional de Planejamento e Finanças da sigla, a tesoureira Gleice Andrade.

A reportagem entrou em contatou com o presidente municipal do PT, Edson Soró, para repercutir o fato, mas não obteve retorno. 

Embates recorrentes

Não é a primeira vez que Jésus Lima e a direção municipal do Partido dos Trabalhadores protagonizam um embate hostil. Em 11 de novembro deste ano, pouco tempo depois das eleições municipais, uma reunião do diretório da sigla em Betim terminou em tumulto e com acusações de agressão física e moral.

Em razão da confusão, filiados da legenda que apoiam Jésus Lima e o próprio ex-prefeito de Betim fizeram uma representação nas Executivas estadual e nacional do PT e registraram uma queixa-crime na 4ª Delegacia de Polícia Civil contra dirigentes municipais do partido. 

Consta na representação, à qual a reportagem teve acesso, que os filiados pediram que fosse instalada uma comissão de ética para apurar o caso.