TARJA_MOBILE_BETIMFUTEBOL600X100
 
LENDAS DO FUTEBOL AMADOR

Vandinho, o multicampeão e artilheiro da várzea, é o tema do quarto episódio

Pela equipe atual, o Sete de Setembro, o jogador é o artilheiro Betinense Veterano

Por Cledemar Duarte

Publicado em 10 de agosto de 2025 | 09:00

 
 
Jogador já conquistou títulos ao lado dos dois filhos Jogador já conquistou títulos ao lado dos dois filhos Foto: Brandon Santos

Artilheiro por diversas equipes betinenses  e de outras cidades mineiras, o personagem do quarto episódio da série Lendas do Futebol Amador é o meio-campista Vandinho, de 55 anos. O craque da camisa 10, que ainda disputa competições na categoria veterana, é um dos maiores campeões do futebol amador do município. Pela equipe atual, o Sete de Setembro, que disputa o Betinense Veterano – 50 anos, o armador já marcou oito gols nos dois primeiros jogos.

Voltando no tempo, o jogador relembra com alegria o início da carreira no futebol amador. “No ano de 1993, eu tive a felicidade de ser artilheiro na primeira vez que disputei um campeonato amador, no Classista, pela equipe do Campolina, de Esmeraldas. Logo na sequência, eu joguei pelo Vernópolis”, destaca o atleta.

Pelo time do bairro Vianópolis, o Vernópolis, o jogador fez história, foi artilheiro e ajudou a equipe na campanha do acesso à primeira divisão municipal na década de 90. Em outros times tradicionais da cidade, ele também está na galeria dos artilheiros; um deles é o Renascença. Atuando pela equipe da Colônia Santa Isabel, o meio-campista conquistou o tricampeonato do Betinense Série A e foi artilheiro pelo clube, na mesma competição, em cinco oportunidades. Em outro time da cidade, o Olaria, o atleta também garantiu a artilharia do campeonato duas vezes.

Quando perguntado sobre algum gol marcante, o jogador lembra alguns que foram mais especiais, mas destaca o estilo preferido. “O que eu acho mais bonito é gol de falta e, graças a Deus, na minha carreira, eu tive a felicidade de fazer muitos gols de falta”, diz.

Entre as principais conquistas dentro das quatro linhas, Vandinho não consegue eleger a maior. “Para ganhar um título é muito sofrido. Pessoalmente, tenho muitos títulos, inclusive em outras cidades, mas cada troféu tem a sua história”, finaliza.

Paixão pelo futebol que é passada de pai para filho

Seguindo os passos do pai, os irmãos Matheus Moreira e Túlio Moreira também são atletas no futebol amador da cidade. Em campo, os dois já dividiram a emoção com o pai em algumas competições. “Na final do Campeonato Betinense Série B do ano de 2023, nosso time foi campeão e jogamos com nosso pai. Teve algo marcante nessa competição: eu fui o artilheiro, e meu pai foi eleito o melhor jogador da final”, pontua Matheus Moreira.
Túlio também carrega boas memórias do convívio em família no futebol e espera que Vandinho continue sua trajetória no esporte. 

“Se a gente se tornou pessoas boas, foi pelos ensinamentos do nosso pai. Torcemos para que ele fique muitos anos ainda em campo, pra que possamos acompanhar mais vitórias dele”, torce.
Para Vandinho, jogar com os filhos é algo inspirador. “Nessa caminhada do futebol, a gente constrói a família. São poucos os jogadores que têm essa felicidade de estar jogando com os seus filhos e, principalmente, de serem campeões. Graças a Deus, pude conquistar um título jogando com eles”, conclui. 

“Nessa caminhada do futebol, a gente constrói a família e isso é muito inspirador. São poucos os jogadores que têm essa felicidade de estar jogando com os seus filhos e, principalmente, ser campeão. Graças a Deus, pude conquistar um título jogando com eles”, conclui.