A oitava edição da Copa Minas Gerais de Jiu-Jítsu será disputada em Betim, neste domingo (27 de abril), a partir das 9h, no primeiro piso do Monte Carmo Shopping. Quinze atletas do projeto “Cidadania e Arte, respeitando seus limites através das artes marciais” - uma ramificação do Programa Guarda Jovem do Bem, desenvolvido pela Guarda Municipal de Betim em parceria com o Salão do Encontro - vão competir.
A iniciativa, criada em 2023, tem como base o protagonismo infanto-juvenil e foca a promoção de habilidades como disciplina e foco por meio de oficinas de artes marciais. As aulas são ministradas pelo guarda municipal e faixa preta segundo grau Cláudio Barros e beneficiam 120 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos.
Além de trabalhar a boa convivência entre os alunos, o projeto ensina os jovens a agir em situações de estresse e autodefesa.
No ano passado, o “Cidadania e Arte” foi cadastrado na Liga Brasileira de Jiu-Jítsu e, desde então, os atletas participam de campeonatos da modalidade em nível nacional, como a 5ª Copa Centro-Oeste - que ocorreu em março deste ano e resultou em duas medalhas de ouro e três de prata para Betim - e a XXVI Copa Leão Dourado, com a conquista de uma medalha de ouro e quatro de prata.