Betim vai participar, na próxima quinta-feira (25), do evento nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): a 19ª edição da Primavera dos Museus. A programação será marcada pelo tema "Águas da Memória: enchentes, chuvas e resistências” e vai acontecer às 19h, no Centro de Memória Luiz Verganin (rua Emilo Ribas, 300, Colônia Santa Isabel). A atividade é gratuita e aberta ao público.
O encontro propõe revisitar as memórias de enchentes e catástrofes ambientais, destacando também as formas de resistência e reconstrução vividas pelas comunidades que habitam às margens dos rios. A iniciativa convida a uma reflexão coletiva sobre a relação histórica da população com as águas.
O objetivo é valorizar os povos tradicionais africanos, que reconhecem o Rio Paraopeba como espaço sagrado, utilizado em práticas culturais, espirituais e religiosas. Além do resgate de memórias, o evento busca promover um espaço de escuta e troca de experiências em torno das questões atuais e futuras do Paraopeba, que afetam a biodiversidade e a continuidade das tradições culturais ligadas às águas.