GRATUITO

Orquestra Filarmônica Ramacrisna celebra 20 anos em festival de música com atrações culturais

Apresentações abrem o calendário de comemorações de um símbolo de impacto cultural e social

Por O TEMPO

Publicado em 20 de junho de 2025 | 09:00

 
 
Evento será nos dias 26 e 27 de junho, na sede do Instituto Ramacrisna Evento será nos dias 26 e 27 de junho, na sede do Instituto Ramacrisna Foto: Carolina Miranda

Nos dias 26 e 27 de junho, o Instituto Ramacrisna dará início às comemorações pelos 20 anos de sua Orquestra Filarmônica com um festival gratuito repleto de música, arte e emoção. O Festival de Música Ramacrisna – Especial 20 anos será realizado na sede do instituto, em Betim, e marca o início de uma série de eventos comemorativos que serão realizados ao longo do ano para celebrar a trajetória da orquestra.

Serão dois dias de evento aberto ao público, com atrações que reunirão artistas convidados e jovens músicos do grupo. No dia 26 (quinta-feira), às 14h, a filarmônica divide o palco com o Grupo Trampulim em um espetáculo que mistura música, teatro e circo, recheado de humor e emoção. No dia 27 (sexta-feira), também às 14h, será a vez do Trio Amaranto se unir à orquestra para um show que promete encantar o público. Formado pelas irmãs e cantoras Marina, Flávia e Lúcia Ferraz, o trio e o maestro Eliseu Barros prepararam um repertório que passeia pela boa música brasileira e por canções autorais com harmonia e sensibilidade. Fechando a programação, ainda no dia 27, às 19h, o público poderá assistir ao espetáculo “Harmonia em Jazz”, um concerto especial da Orquestra Filarmônica Ramacrisna com arranjos inéditos preparados pelo maestro Eliseu Barros.

Para a vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro, o momento é de orgulho e emoção. “A orquestra nasceu com o propósito de transformar vidas por meio da música. Ver nossos jovens subindo aos palcos com artistas renomados e levando arte a tantos lugares é motivo de grande alegria para toda a instituição. São duas décadas de sonhos realizados, de talentos descobertos e de histórias que se cruzam com a missão do Ramacrisna. É uma celebração da cultura, da inclusão e da superação”, destaca.

O festival também é um convite para que a comunidade celebre junto a história construída ao longo dessas duas décadas. “Pensamos este evento como um presente para a comunidade e para todos que fizeram parte da trajetória da Orquestra. É um momento de reencontro e celebração coletiva”, afirma Gabriella Prado, coordenadora de comunicação do Instituto Ramacrisna.

E não para por aí. Gabriella adianta que este é apenas o começo de uma série de shows comemorativos. “Este é apenas o começo das celebrações. No decorrer dos próximos meses teremos outras ações comemorativas que prometem emocionar o público. A ideia é que possamos proporcionar o acesso à música para todos, afinal, este é um dos propósitos da nossa orquestra”, conta. E ela dá um pequeno spoiler. “Em agosto estamos preparando um show com muito carinho, na região central de Betim, para que toda a população possa celebrar conosco. E para aqueles que estão um pouco mais distante, estamos preparando um grande show na capital mineira. Em breve traremos novidades”, finaliza.

Sobre o grupo

A Orquestra Filarmônica Ramacrisna nasceu em 2005 com o objetivo de trazer para a realidade das crianças e jovens em situação de risco pessoal e social da comunidade de Vianópolis, em Betim, a beleza do universo da música clássica e instrumental. Atualmente, conta com 40 adolescentes e jovens em sua composição.

Ao longo dos seus 20 anos de formação, a orquestra já se apresentou nos principais espaços culturais da região metropolitana de Belo Horizonte entre eles: Centro Cultural Banco do Brasil, Teatro Bradesco, Cine Theatro Brasil Vallourec, Palácio das Artes, Museu de Ciências Naturais da PUC, entre outros. Seu repertório diversificado e de alta qualidade artística atraiu parcerias com renomados artistas, incluindo os tenores italianos Claudio Mattioli e Massimiliano Barbolini, o tenor lírico Felipe Peletta, Seu Jorge,  Saulo Laranjeira, Trio Amaranto, DoContra, a banda Tianastacia, a violinista norte americana Elizabeth Fayette, Spala da Filarmônica de Minas Gerais, e grandes artistas nacionais como Céu, Fernanda Takai, Mônica Salmaso, Joyce Moreno, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturine, Toninho Horta entre outros. 

Saiba mais sobre a programação do Festival de Música Ramacrisna – Especial 20 anos

Entrada gratuita
Local: Instituto Ramacrisna (rua Mestre Ramacrisna, 379, Santo Afonso- Betim/MG)
Quinta-feira, 26/06 – 14h: Orquestra Filarmônica Ramacrisna + Grupo Trampulim – Teatro musical com palhaçaria, música ao vivo e improviso
Sexta-feira, 27/06 – 14h: Orquestra Filarmônica Ramacrisna + Trio Amaranto
Sexta-feira, 27/06 – 19h: Orquestra Filarmônica Ramacrisna – Show “Harmonia em Jazz”, com arranjos especiais do maestro Eliseu Barros