Nesta segunda-feira (1º), parte do grupo se reuniu para adiantar a produção e preparar itens que estarão à venda no sábado
Foto: Carolina Miranda
Nesta segunda-feira (1º), parte do grupo se reuniu para adiantar a produção e preparar itens que estarão à venda no sábado
Foto: Carolina Miranda
A Arca Betim, na região central, recebe neste sábado (6 de dezembro) mais uma edição da Feira da Quitanda e do Artesanato. O evento acontece das 14h às 18h, na sede da instituição, na avenida Edmeia Matos Lazzarotti, 680, no Brasileia, e reúne receitas típicas mineiras, trabalhos manuais e voluntários que atuam na manutenção das atividades do espaço social.
O objetivo da feira é arrecadar recursos para custear as oficinas e cursos promovidos pela Arca, entre eles a oficina de bordado para idosos — atualmente cerca de 50 participantes são atendidos gratuitamente.
Segundo a diretora da instituição, Terezinha de Assis, a iniciativa já acontece há cerca de cinco anos, de duas a três vezes ao ano, sempre valorizando a memória culinária mineira. “Nosso projeto atende idosos sem condições. Esta feira já faz uns cinco anos. A ideia é, além de arrecadar recursos, divulgar e resgatar a cultura da quitanda tradicional mineira”, afirma.
Entre as quitandas mais procuradas está o cubu, considerado o carro-chefe do evento. O quitute, feito à base de fubá e assado na folha de bananeira, também é conhecido como joão-deitado ou pau a pique. A receita tem origem africana, criada por escravos da etnia Cobu no século XVIII e preservada até hoje em diversas regiões de Minas Gerais, especialmente em festas gastronômicas.
Além do cubu, a feira oferece uma variedade de delícias como biscoito de nata, broas e outras receitas típicas preparadas pelos cerca de dez voluntários que ajudam na organização da ação — entre eles, a própria Terezinha. Nesta segunda-feira (1º), parte do grupo se reuniu para adiantar a produção do cubu e preparar itens que estarão à venda no fim de semana.
A entrada é gratuita, e toda a renda arrecadada será destinada à continuidade dos projetos sociais da Arca.