Ofício da Benzeção se tornou bem imaterial reconhecido como patrimônio do município em 2015
Foto: Ronaldo Silveira/Arquivo O TEMPO Betim
Ofício da Benzeção se tornou bem imaterial reconhecido como patrimônio do município em 2015
Foto: Ronaldo Silveira/Arquivo O TEMPO Betim
Nesta terça-feira (2/11), a partir das 17h, a Casa da Cultura Josephina Bento será palco do 7º Encontro dos Detentores do Saber, que reunirá benzedeiros e benzedeiras do município.
O evento, que é aberto ao público, tem o propósito de resguardar o Ofício da Benzeção - bem imaterial reconhecido como patrimônio do município em 2015.
Segundo a prefeitura, o encontro também visa promover a troca de experiências, o fortalecimento das práticas tradicionais e a partilha de saberes entre benzedeiras e benzedeiros, contribuindo para a continuidade e valorização dessa importante manifestação cultural.
Durante o evento, as benzedeiras irão dividir histórias, preparos tradicionais, orações e experiências do ofício, e responder às perguntas do público sobre a prática.
“Queremos manter a cultura da benzeção — uma tradição milenar — viva no município. Por isso, encontros como esse são essenciais para preservar conhecimentos ancestrais, fortalecer vínculos comunitários e garantir que esses saberes sejam transmitidos às futuras gerações”, explica o historiador e superintendente de Patrimônio Cultural, André Bueno.