O betinense Bryan Dantas da Silva, de 8 anos, vai embarcar para São Paulo no próximo dia 31 para dar início a uma nova etapa do tratamento da leucemia. Diagnosticado com a doença aos 2 anos, ele já foi submetido a um transplante de medula óssea há cerca de um ano, mas a doença voltou, e, agora, ele passará por um novo procedimento. Como ocorreu em 2024, os custos com viagem e estada serão arcados pelo SUS Betim por meio do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
A iniciativa contempla moradores com doenças complexas e sem disponibilidade de tratamento em Minas Gerais. Atualmente, 38 pacientes são acompanhados pelo serviço no município. Por meio do TFD, eles recebem ajuda de custo para transporte, hospedagem e alimentação em outros estados. Entre os critérios para receber o benefício estão residir em Betim, ser atendido pela rede pública de saúde ou conveniada e apresentar solicitação médica.
No caso de Bryan, o destino será o Hospital do GRAACC, na capital paulista, referência nacional em oncologia pediátrica. Em julho do ano passado, ele esteve na unidade para receber um transplante de medula doada pelo próprio pai, quer apresentava 50% de compatibilidade com a criança. Desta vez, um doador 90% compatível e sem parentesco com o garoto foi encontrado.