A escavação do canal por onde o rio Betim vai ser desviado teve início nesta semana, em uma nova fase das duas frentes de trabalho que compõem o projeto de retificação. Com essa etapa e a instalação de aduelas de concreto no trecho da rua Pau Brasil - que também funcionarão como ponte -, a obra atingiu 8% de execução total.
O canal que está sendo aberto será estruturado com colchões reno nas laterais – estruturas compostas por rochas envoltas em telas metálicas – e contará com leito concretado. Após a conclusão, será possível aterrar o antigo leito e abrir uma via de ligação entre a Pau Brasil, no Sítio Poções, e a rua Tocantins, no Senhora de Fátima.
Já sob a Edmeia Mattos Lazzarotti, estão sendo construídos quatro túneis. Até esta quarta-feira (11 de junho), já foram escavados cerca de 145 metros dos 200 metros previstos, o que representa 58% de avanço dessa etapa.
A retificação do rio Betim integra um projeto de mobilidade urbana e infraestrutura hídrica desenvolvido pela prefeitura a fim de melhorar a fluidez no trânsito da região e prevenir alagamentos, especialmente no ponto de encontro do rio Betim com o córrego Estiva, na avenida Cordiline, que, na etapa final da obra, será interligada à avenida Edmeia Lazzarotti, no sentido Centro de Betim. As intervenções são acompanhadas e fiscalizadas pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos).