Nesta sexta-feira (25), a partir das 15h30, os alunos da Escola Municipal Lúcia Farage, no bairro Taquaril, na região Norte, sairão às ruas para uma passeata em torno do quarteirão da unidade escolar. A ação integra o projeto pedagógico desenvolvido neste mês pelas escolas municipais como parte do Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa das secretarias municipais da Educação e da Saúde com foco na prevenção das arboviroses, como a dengue.
A proposta chegou às unidades por meio de um memorando da Secretaria de Educação no início de abril, e cada escola ficou responsável por desenvolver atividades educativas de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Na E.M. Lúcia Farage, que atende cerca de 850 estudantes nos dois turnos, a mobilização foi intensa: os alunos do 5º ao 9º anos participaram de aulas sobre o ciclo do mosquito e suas doenças, além de dinâmicas com o Centro de Controle de Zoonoses e produção de uma sala temática.
Já no 2º turno, os estudantes do 1º ao 4º anos assistiram à peça teatral “O fim da Picada”, confeccionaram cartazes e se preparam para o ato final: a passeata.
O Programa Saúde na Escola foi implementado para conscientizar alunos da educação infantil ao ensino fundamental sobre saúde mental, bucal, ambiental e, neste mês, sobre arboviroses.
Segundo a secretária municipal de Educação, Marilene Pimenta, a proposta vai além da sala de aula. “O programa é uma importante ponte entre o aprendizado e a promoção da saúde. Ao levar temas como as arboviroses para dentro das salas de aula, despertamos nos nossos alunos a consciência de que eles também são protagonistas na construção de uma cidade mais saudável”, avaliou.
A pedagoga Deise Caroline Pomi de Castro, que atua na E.M. Lúcia Farage há 11 meses, reforça que a iniciativa promove não só o conhecimento, mas também o engajamento da comunidade: “Trabalhos interdisciplinares sobre a dengue ajudam na aprendizagem e ainda têm impacto direto fora da escola” completou.