IMUNIZAÇÃO

Gestantes receberão vacina contra Vírus Sincicial Respiratório

Doses começam a ser aplicadas na segunda (8/12); grávidas a partir da 28ª semana são público-alvo

Por O TEMPO


Publicado em 05 de dezembro de 2025 | 20:27
 
 
Imunizante previne ocorrência de bronquiolite em bebês

A partir desta segunda (8/12), gestantes do município receberão a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O imunizante – destinado a grávidas a partir da 28ª semana, sem restrição de idade – estará disponível nas 41 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e no Vacimóvel, além de em uma sala de vacinação temporária que vai funcionar no Centro Integrado da Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc), no Jardim Teresópolis, de segunda a quinta, das 7h30 às 16h30; e nas sextas, das 7h30 às 15h30.

Segundo a administração municipal, Betim recebeu uma remessa inicial de 1.419 doses do imunizante, que agora passa a integrar a rotina de pré-natal em toda a rede. A estimativa é que, atualmente, 5.275 gestantes estejam aptas a receber a vacina contra o VSR, que é aplicada em dose única, com recomendação de repetição a cada gestação, para que os anticorpos produzidos pela mãe sejam transferidos ao bebê durante a gravidez, proporcionando proteção imediata. 

A meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 80%.

Gravidade

De acordo com a pasta federal, o VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e de 40% dos diagnósticos de pneumonia em crianças menores de 2 anos. Até 22 de novembro último, o Brasil tinha registrado 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados pelo vírus, sendo 82,5% deles em crianças com até 24 meses de vida.