DIFERENCIADO

Banca de verduras com autoatendimento na região do Vianópolis chama a atenção pelo gesto de confiança

Estabelecimento improvisado fica na rua Um, no bairro Califórnia; dono da banca criou o projeto há cerca de três anos

Por Kemileyn Freire

Publicado em 18 de setembro de 2024 | 16:05

 
 
Banca fica na frente da casa de Valdemar e sua família Banca fica na frente da casa de Valdemar e sua família Foto: Valdemar Cordeiro/Divulgação

Uma rua deserta na região do bairro Vianópolis e uma banca de verduras com sistema de autoatendimento. Nada muito burocrático. O cliente escolhe o produto que mais interessa, verifica o preço e faz o pix. É assim que Valdemar Cordeiro, técnico de enfermagem e dono da Orgânicos Los Corderitos, tem vendido os alimentos cultivados na sua própria horta. 

O caso caiu nas redes sociais e ganhou a atenção dos moradores da região, após o motorista de ônibus, Alan Gama, gravar um vídeo e compartilhar com os amigos (veja ao fim da matéria). “Eu moro na região há cerca de 30 anos. Sempre passo pelo local e vejo a banca sozinha. O dono simplesmente deixa as verduras com os preços e confia na população. Acho a iniciativa dele muito legal, mas também muito corajosa”, contou o cliente.

Como Valdemar e sua esposa trabalham em outros lugares, não podem ficar na banca para vender os produtos cultivados, então contam com a confiança e bondade das pessoas para seguir com o negócio, que já tem cerca de 3 anos. “Até hoje não tive problemas. Geralmente abasteço a banca nos fins de semana, quando dá mais movimento. As pessoas passam, pegam o que querem e pagam, se não fazem a transferência na hora, fazem depois, e está tudo bem. O importante é os moradores aproveitarem os alimentos para que não haja desperdício e ninguém fique com vontade”, destacou o agricultor.

A ideia surgiu quando Valdemar estava com cachos de banana sobrando em casa. Devido a grande quantidade de fruta, ele e sua família não conseguiriam consumir todo o alimento antes de estragar. “Minha esposa deu a ideia de colocar as frutas na frente da nossa casa, para que quem passasse pudesse pegar e, se pagassem, seria lucro. Fiz o que ela falou, e no fim do dia não havia mais bananas e todo o dinheiro estava na latinha que coloquei ao lado dos cachos”, contou o técnico de enfermagem.

Devido ao pouco espaço em sua casa, o agricultor precisou recorrer à uma vizinha, que cedeu um lote vago para o projeto dar certo. “Sempre fui apaixonado por cultivar frutas e flores. Então vi nessa ideia uma oportunidade de fazer algo que eu goste no meu tempo livre e, ainda, poder ganhar um dinheirinho extra. Minha vizinha topou a ideia e me emprestou o lote que não estava sendo utilizado”.

Valdemar e a família moram na rua Um, no bairro Califórnia, há 13 anos. A banca fica localizada na frente de sua casa. A paixão do técnico de enfermagem pela agricultura é tão grande, que era ele o responsável por cuidar da horta e do jardim da UBS Marimbá, onde trabalhou por um tempo. Agora, ele divide seu tempo entre cuidar de vidas no Hospital da Colônia Santa Isabel e plantar alimentos saudáveis para a população local.