MEIO AMBIENTE

Dia da Árvore será festejado com plantio de mudas no Icaivera, em Betim

Ação ocorre na sexta (20 de setembro), às 9h, em uma área de preservação perto da nova creche do Parque do Cedro

Por O TEMPO

Publicado em 17 de setembro de 2024 | 16:39

 
 
Desde 2017, a Prefeitura de Betim já plantou mais de 130 mil árvores por meio de compensação ambiental, sem custos para os cofres públicos Desde 2017, a Prefeitura de Betim já plantou mais de 130 mil árvores por meio de compensação ambiental, sem custos para os cofres públicos Foto: Peter Oliveira/Prefeitura de Betim

O Dia da Árvore, comemorado no sábado (21 de setembro), terá o plantio de 180 mudas de árvores no bairro Icaivera, em Betim, na sexta-feira (20 de setembro). A ação, às 9h, é realizada pela Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e vai acontecer em uma Área de Preservação Permanente (APP) próxima à nova creche do Parque do Cedro, inaugurada em 7 de setembro. 

A atividade contará com a participação de 170 alunos das Escolas Municipais Maria Aracélia Alves e Aristides José da Silva, que integram o programa Escola Sustentável, além de estudantes da Escola Municipal Maria Elena da Cunha Bráz, localizada no bairro Icaivera.

De acordo com a prefeitura, o objetivo do plantio é, além de recuperar áreas verdes, promover a conscientização ambiental entre os jovens. "A iniciativa busca expandir as áreas arborizadas da cidade, promovendo a qualidade do ar, regulando a temperatura, preservando a biodiversidade e propiciando o bem-estar social", declarou o município em nota.

Sementes do Bem

A ação está vinculada ao programa Sementes do Bem, o principal projeto de educação ambiental do município. O programa atua nas escolas municipais e infantis, na administração pública por meio da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), e também realiza mobilizações socioambientais junto à comunidade.

Balanço

Desde 2017, a Prefeitura de Betim já plantou mais de 130 mil árvores por meio de compensação ambiental, sem custos para os cofres públicos. Os empreendimentos responsáveis pelo plantio são também encarregados de cuidar das mudas por 180 dias, assegurando uma taxa mínima de pegamento de 90%.