CONTEÚDO DE MARCA

‘O Jovem no Centro da Roda’ promove cultura e conhecimento em Betim

Festival de artes cênicas beneficiou 2.500 crianças e adolescentes

Publicado em 02 de agosto de 2024 | 09:26

 
 
Arte. Peça teatral abordou temas relevantes de forma divertida e educativa. Arte. Peça teatral abordou temas relevantes de forma divertida e educativa. Foto: Lucas Duarte Fotografia

No início de julho, nos dias 3 e 4, o projeto “O Jovem no Centro da Roda” passou por Betim com a apresentação de 16 peças teatrais, 16 contações de histórias e 32 oficinas de artes cênicas. Todas as ações contaram com intérprete de libras e, ao todo, beneficiaram 2.500 crianças e adolescentes. A peça teatral que conquistou o público foi “As Aventuras de Xandinho”, que abordou temas relevantes para a comunidade local de forma divertida e educativa.

O projeto promoveu atividades para diferentes faixas etárias, entre 8 a 14 anos e teve como principal objetivo promover a conscientização sobre pautas cruciais para o desenvolvimento e bem-estar das crianças e dos jovens, como sustentabilidade, educação financeira, alimentação saudável, gravidez na adolescência, IST, automedicação, higiene pessoal e bullying.

Lei de Incentivo à Cultura 

O projeto ‘O Jovem no Centro da Roda’ tem a produção da Inovarte Produções e Eventos, apoio da Komedi, com patrocínio do Grupo Sada e foi realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país.

Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.

A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades.

Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).