O Hospital Mater Dei Betim-Contagem está em festa. Nesta sexta-feira (19), a instituição celebra cinco anos da unidade, que é a primeira da rede em Minas fora de Belo Horizonte. Para comemorar, o centro de convenções do hospital recebeu lideranças, empresários e autoridades políticas em uma solenidade que contou com a participação do coral da Rede Mater Dei, além de apresentações culturais.
“Quando decidimos ir para a região de Betim e Contagem, as cidades tinham o segundo e terceiro PIB de Minas, respectivamente, além de um importante contingente populacional. Sempre monitoramos o número de atendimentos que fazíamos nos hospitais em BH, de pessoas que moravam não só em Betim e Contagem, mas em toda a região oeste de Minas Gerais, assim, identificamos uma oportunidade de crescimento”, ressalta José Henrique Dias Salvador, presidente da Rede Mater Dei de Saúde.
O Hospital possui 42 mil metros quadrados, com 14 andares e 13 salas cirúrgicas, além de uma capacidade instalada para 406 leitos. Mais de 40 planos de saúde estão credenciados e este número vai crescer nos próximos meses, além de novos investimentos em equipamentos de alta tecnologia. Mesmo com uma estrutura atual, a instituição já investe em modernizações. Recentemente o hospital ganhou uma maternidade com instalações aconchegantes e suíte VIP.
A obra que começou em 2017, gerou mais de duas mil vagas de trabalho para a região, levando apenas 20 meses para ser concluída. “As autoridades locais, os diversos órgãos e a prefeitura de Betim, tiveram uma boa vontade para receber a Rede Mater Dei, todos foram muito abertos ao projeto. Junto disso, nós temos uma equipe de obras muito consistente que está conosco há vários anos, assim foi possível desenvolver a obra com qualidade e velocidade”, enfatiza José Henrique.
A estrutura física do hospital é premiada e contou com a expertise de muitos profissionais para alcançar a sustentabilidade que um projeto tão pujante necessita. “Tivemos o professor Siegbert Zanettini, um arquiteto renomado nos ajudando desde o início, a inteligência em termos de engenharia na construção e arquitetura, torna esse projeto um dos melhores e mais eficientes equipamentos hospitalares do Brasil,” conta.
Com a magnitude das obras, o desafio de manter a já reconhecida qualidade dos hospitais Mater Dei de Belo Horizonte, ficou evidente. Em 2020, e mais recentemente em setembro de 2023, a unidade recebeu a JCI (Joint Commission International). “A JCI é a maior auditoria de qualidade e excelência assistencial de hospitais do mundo. Em apenas cinco anos, sermos uma unidade recertificada, comprova como o trabalho desenvolvido pelos profissionais do hospital, é de altíssimo nível”, comenta Flávia Freire, diretora geral do Mater Dei Betim-Contagem.
Estrutura
O hospital possui 42 mil metros quadrados, com 14 andares e 13 salas cirúrgicas, além de uma capacidade instalada para 406 leitos. Mais de 40 planos de saúde estão credenciados, e, segundo a direção, o número vai crescer nos próximos meses, além de novos investimentos em equipamentos de alta tecnologia.
Desde a inauguração, o Mater Dei Betim-Contagem teve em sua estrutura mais de 900 mil atendimentos, entre cirurgias, procedimentos, consultas e internações. Somente no pronto-socorro, foram mais de 425 mil entradas registradas até dezembro do ano passado.
Os vultuosos números mostram que a unidade possui um grande fluxo de pessoas e o percentual de cirurgias cresceu 319% de 2019, para 2023.
Pensado para atender os pacientes em todas as fases da vida, da preconcepção a geriatria, o hospital conta com serviços como: Cirurgia, medicina diagnóstica, pronto-socorro, ambulatório, hemodiálise, oncologia, hemodinâmica, pediatria, ortopedia, neurocirurgia e muitas outras especialidades.
“O Mater Dei Betim-Contagem é um hospital de ponta, que supre todas as necessidades, do pronto-atendimento a cirurgias de alta complexidade, sempre com uma resolutividade muito grande”, destaca Renata Salvador Grande, vice-presidente comercial e de marketing da Rede.
A unidade que está consolidada, possui em seu planejamento estratégico ações para um crescimento sustentável, buscando ampliar o número de municípios, empresas e pessoas a serem atendidas no hospital.
Para os próximos anos, José Henrique destaca a possibilidade de realizar investimentos para expandir as operações e o número de atendimentos. “Estamos investindo nos serviços internos do hospital, para melhorar e crescer as unidades de internação, visto que ainda temos leitos para serem abertos”, ressalta. Renata Salvador, visualiza o mesmo cenário. “Temos oportunidade para crescer e impactar positivamente a qualidade de vida das pessoas, a expectativa é muito boa tanto na prevenção, quanto no pós atendimento”, finaliza.